Espaço para ser criança!

Um pouco da Mimo de Gente…

A Escola de Educação Infantil Mimo de Gente começa sua história em 1990 com o nome de Creche e Hotelzinho Gente Miúda. Desde 2000, a escola foi comprada pela atual diretora, Ivana, e não apenas o nome mudou para o que é o atual, como as concepções que a escola tem construído foram se modificando ao longo desses 28 anos.

A escola atende cerca de 200 crianças de toda a faixa etária da Educação Infantil (4 meses à 5 anos e 11 meses) e em horário bastante ampliado, já que há muitos anos tem um convênio de atendimento para funcionários de uma rede de hospitais, 6h30 às 19h30.

A escola funciona em uma casa adaptada, de quatro andares. O pátio da instituição não é muito amplo, é irregular, com rampas e escadas, e tem praticamente a mesma cor, cheiro e textura, mas serve de palco para muitas brincadeiras inventadas pelas crianças ou provocadas pelas professoras.

Nas salas referências, a transformação dos espaços também foram um motor para a mudança de concepções e práticas. As salas se transformam no decorrer do ano, de acordo com a proposta, necessidades, interesses e idade das crianças e partimos de observáveis que nos fazem olhar, refletir, pensar em possibilidades e agir. A construção de pequenos espaços nas salas convida a todos para longas brincadeiras e novas investigações.

É uma escola aberta para ouvir os pais  e, preocupada em atender cada criança nas suas necessidades e singularidades, pensa e desenvolve possibilidades para incluir meninos e meninas.

A Mimo tem uma biblioteca com uma vasta coleção de livros infantis. Essa biblioteca é conhecida como “Mimoteca”. As crianças escolhem um livro, semanalmente, para levarem para suas casas e compartilharem com suas famílias. É uma maneira de espalhar e provocar o hábito da leitura.

Desde 2013, a escola faz parte do OBECI e, atualmente, uma de suas fortalezas é o trabalho com o Brincar Heurístico, que se fortaleceu dentro da escola se transformando em uma prática cotidiana. A partir do Brincar Heurístico, as professoras têm descoberto sobre o valor da documentação da prática como estratégias para nos auxiliar a desnaturalizar o óbvio e a transformar o modo como nos relacionamos com as crianças.

Há investimento na formação dos professores, iniciando o ano com a Jornada Pedagógica interna. Convida também os profissionais a participarem de cursos externos à escola e, mensalmente acontecem reuniões de formações com a equipe a fim de discutir e alinhar questões referentes ao trabalho com as crianças.

Outra fortaleza da Mimo de Gente são as fotografias. O modo como os profissionais da escola capturam a ação das crianças são reveladoras da transformação do olhar da própria instituição como um todo, que vem percebendo cada vez mais a complexidade e a força que existe em cada gesto e olhar dos meninos e meninas.

A partir do GIA dos Ciclos de Simbolização, a escola também está apostando no investimento do desenho da criança e tem espalhado as marcas das crianças em toda escola, incluindo as sinalizações do interior da instituição.  Esses desenhos também estampam as camisetas dos funcionários e crianças que orgulhosas vestem e mostram as belas imagens. Geralmente todo material gráfico produzido na escola provém dos desenhos infantis.

Na escola também incentiva a autonomia dos meninos e meninas com pequenas ações, como servir-se durante as refeições do que quer comer, escolher se irá dormir ou não, transitar pela escola para ir ao banheiro ou dar recados à outras turmas, trocar de ambientes sem fila. Estes e outros processos são observados e analisados para que mais possibilidades possa ser oferecida às crianças.

A Escola Mimo de Gente é, na definição da própria instituição, um lugar onde a criança brinca, convive e aprende. A diretora é a Ivana e a coordenadora pedagógica, Vanessa.

É um espaço para pensar e ser criança!

MATERNAL 2A 1
MIMO 12
MIMO 17
MIMO 14
Nossa história, proposta pedagógica, inscrição e ingresso, dúvidas frequentes

Proposta pedagógica

A Proposta Pedagógica da Escola está pautada no protagonismo da criança. Desenvolvemos nosso trabalho a partir da observação da ação dos pequenos no ambiente que estão inseridos e nas relações que estabelecem uns com os outros. Aqui na Mimo de Gente damos muito valor às curiosidades e questionamentos. Evoluímos através das experiências e descobertas!

Pensamos na criança como o centro do currículo. Para uma educação saudável e inspiradora, é preciso que se respeite o tempo e individualidade de cada um. Por isso, nossa equipe está sempre em busca de novos conhecimentos para desenvolver e ampliar o potencial de cada criança, promovendo sempre seu bem-estar, autonomia e desenvolvendo suas potencialidades na integralidade.

Matrícula

A matrícula funciona nas seguintes etapas:

  1. Agendamento da entrevista com professora;
  2. Pagamento da primeira mensalidade;
  3. Entrega da cópia dos documentos;
  4. Agendamento da entrevista com Psicóloga e/ou Nutricionista.

Todos esses passos são realizados para mais conforto dos pais e para o planejamento de um bom ano para as crianças!

Documentos necessários para matrícula

  • Cópia da certidão de nascimento
  • Cópia da identidade e CPF dos pais
  • Cópia da carteira de vacinas
  • Receituário de alimentação para os bebês ou para quem tem restrição alimentar
  • Receituário de antitérmico atualizado

Dúvidas frequentes

  • A criança é avaliada diariamente pelas professoras e educadoras da turma e, no final de cada semestre, é entregue aos pais o Parecer Descritivo da criança. Neste parecer, consta o desenvolvimento da criança, no período, nas diferentes áreas.

    A avaliação é entregue aos pais num encontro marcado. Nesta ocasião, as famílias podem esclarecer dúvidas e dar sugestões. E, ainda, se for necessário, os pais que desejarem, podem marcar um horário especial com a responsável da turma para conversar sobre seu/sua filho/a.

  • Taxa de materiais escolares (anual): os pais recebem a lista de materiais e podem optar em comprar na loja de sua preferência ou pagar diretamente na escola

    Taxa de brinquedos(anual): o valor cobrado será destinado para a compra de brinquedos, jogos e livros adequados à faixa etária, bem como outros materiais que não constam na lista escolar.

    Agenda personalizada da escola para comunicação entre família e escola, anotação sobre a alimentação e saúde da criança durante o dia.

    Sacola personalizada da escola para colocar as roupas de cama das crianças que dormem depois do almoço na escola.

    Aquisição do Projeto Lego Zoom para as crianças das turmas do Maternal 2, Jardim A e B.

  • A escola orienta os pais para revisar diariamente e manter organizada a mochila e necessaire, diariamente. É aconselhável identificar todos os pertences da criança.

    O que deve ter dentro da mochila? Muda de roupa completa, conforme estação, calçado reserva, agenda, copo tipo squeeze para crianças do Maternal e Jardim, escova de cabelo ou pente, necessaire.

    O que deve ter dentro do necessaire? Escova de dente com protetor nas cerdas, pasta dental (preferencialmente sem flúor), toalhinha higiênica, bico (quando necessário)

    O que deve ter na sacola de dormir? Lençol, travesseiro, cobertor para o inverno.

    O que fica na escola? Fraldas, pomadas, lenços umedecidos, mamadeiras.

    Os materiais de higiene e roupas de cama ficam sob a responsabilidade dos pais verificar a sua limpeza e reposição. Manter sempre um saquinho ou sacola plástica dentro da mochila para a separação de roupas sujas, caso necessário.

  • As famílias podem comemorar o aniversário do/a seu/sua filho/a com os colegas da turma na escola. Depois da data escolhida, os pais devem procurar a direção para obter mais informações sobre os procedimentos e sugestões para a festa.

    Com o aniversário marcado, os convites devem ir para a casa dos colegas com três dias de antecedência. Lembramos que o presente não é obrigatório, pois o maior motivo da festa é a comemoração do aniversário.

  • A escola possui atendimento de emergência para possíveis acidentes que as crianças ou a equipe de profissionais possam ter durante o horário de funcionamento.

    A empresa que presta esse serviço é a Transul Emergências Médicas e o atendimento acontece na escola sem custos adicionais para os pais.

    É importante manter os dados de saúde (receituários) e contatos sempre atualizados na secretaria, principalmente números de telefones do pai e mãe.

  • A escola impõe algumas regras para medicação às crianças por medidas de segurança e responsabilidade:

    No ato da matrícula, é exigido o receituário de antitérmico enviado pelo médico para o caso de febre, porém a medicação será dada após a ciência dos pais sobre a temperatura da criança. Este receituário deve ser atualizado cada vez que a dosagem for alterada.

    As demais medicações, só serão ministradas mediante receita médica, mesmo para homeopatia ou soros para o nariz. Os remédios devem estar na embalagem original e com dosador. Medicações para crises de asma/bronquite ou de uso contínuo devem ter receita médica contendo as expressões USAR EM CASO DE CRISE ou USO CONTÍNUO e devem ser atualizadas constantemente.

    Quando houver necessidade da escola dar remédio para a criança, a família deve fazer o registro na agenda sobre e medicação, dosagem, horário e tempo de uso.

    O receituário deve ter o nome completo da criança.

  • A escola conta com a nutricionista Dulce Bicca CRN2 2971.para cuidar de todo processo da alimentação e da área da saúde.

    Mensalmente, é elaborado um cardápio para cada faixa etária e enviado, via agenda, para as famílias acompanharem o que está sendo dado às crianças.

    O nosso cardápio contempla as seguintes refeições:

    Desjejum

    Colação ou lanche da manhã

    Almoço

    Lanche da tarde

    Pré-janta

    Avaliação nutricional, oficinas de culinária e projetos sobre higiene e alimentação saudável são realizados periodicamente em conjunto com a nutricionista e professoras/educadoras.